America Projetos Complementares

Perguntas e respostas frequentes

Estes painéis solares substituem os painéis de aquecimento de água?

Não, os painéis de aquecimento de água, esquentam a água através dos raios utravioletas e armazenam a água quente em boiller. Os painéis fotovoltaicos geram energia elétrica através da luz solar para ser usada em aparelhos elétricos e eletrônicos.

 

Esta instalação é legal? Posso ser multado? E os impostos?

Conforme Resolução ANEEL n° 482/2012 as unidades consumidoras podem fazer adesão ao sistema de compensação de energia elétrica. cada concessionária criou suas regras para os acessantes.

Por ser totalmente legalizado não há riscos de multas, as concessionárias só aceitam equipamentos certificados pelo Inmetro e que atendam as suas especificações técnicas, fazendo vistoria na instalação antes de sua conexão ao sistema.

Quanto aos impostos, sua conta de energia aparece para o governo como se você não estivesse consumindo, ou seja passou a economizar energia elétrica.

 

Preciso de baterias para usar energia elétrica à noite?

A concessionária funciona como se fosse sua bateria. O excesso de energia gerada durante o dia é medida pela concessionária e à noite ou em dias nublados, quando o sistema não consegue suprir a necessidade de energia elétrica, sua instalação usa de volta a energia da concessionária, assim não são usadas baterias no sistema por nós instalado.

 

O sistema gera energia elétrica em dia de chuva?

Mesmo com chuva ou nuvens o sistema gera energia elétrica desde que haja luz solar. É claro que o rendimento do sistema será diminuído porém será gerado pelo menos um pouco de energia elétrica.

 

 É necessário fazer cortes em paredes e lajes para instalar este sistema? Faz muita bagunça?

Para a instalação deste sistema, precisamos passar alguns cabos entre os painéis e o inversor (veja as medidas em Mais detalhes) e alguns cabos entre o inversor e o quadro de disjuntores.

Se não houver este caminho pronto, através de eletrodutos ou caixas existentes, precisaremos usar canaletas ou embutir na parede, conforme vontade do cliente. Tentaremos encontrar este caminho. Somente se não houver faremos a instalação de canaletas ou cortes nas paredes. Tudo negociado antes de assinar o contrato.

 

Quanto tempo demora até a efetiva economia na minha conta?

O primeiro passo é calcular a quantidade de painéis e o espaço necessário no telhado virado para o norte. Frequentemente fazemos esta etapa por telefone ou internet, bastante rápido e seguro. 

O segundo passo é a elaboração do projeto e pagamento da ART (CREA) e envio destes e outro documentos via internet para a concessionária.

Após aprovado o projeto, é feito o pedido de compra da estrutura em alumínio, os painéis e inversores.

Neste intervalo de tempo, chega o contrato com a CEMIG via internet. 

Após assinatura do contrato, a concessionária faz a vistoria da instalação e, finalmente, faz a substituição do medidor. Já no mês seguinte verá a diferença. Todos estes processos juntos, têm um prazo de aproximadamente 45 dias.

 

Estes painéis solares aquecem meu telhado?

Na verdade, eles farão sombra em seu telhado e com o espaço que fica por baixo deles, passará algum vento tirando o ar quente. Assim, ocorrerá uma diminuição na temperatura de seu telhado.

 

Então na minha instalação não faltará mais energia elétrica durante o dia?

O sistema funciona gerando energia elétrica idêntica a da concessionária, então ele precisa de uma amostra da energia elétrica da concessionária para funcionar. Faltando energia elétrica na rua ele se desliga automaticamente, evitando energizar a rede elétrica e causar danos à mesma e aos seus vizinhos. 

 

A geração de energia com painéis fotovoltaicos fazem muito barulho?

Como não há elementos mecânicos envolvidos na geração de energia elétrica fotovoltaica, não há nenhum barulho. A conversão da luz em energia elétrica acontece no interior das células de cada painel, como o movimento dos elétrons quando incide luz. A geração é totalmente silenciosa.

 

Quanto gasto em média com a manutenção do sistema?

Os sistemas fotovoltaicos, após instalados não precisam de nenhuma manutenção, a não ser a limpeza periódica dos painéis para remover impurezas que podem ficar sobre eles, diminuindo a incidência de luz e consequentemente a quantidade de energia gerada.

 

Meus painéis estão muito quentes é normal?

Na parte de cima, que recebe a irradiação solar, é normal ficar muito quente, pois existe ali um vidro que protege as células. Na parte de baixo existem as conexões de cada célula. Como cada célula é formada por junções PN, na transformação da energia solar em energia elétrica gera muito calor, podendo chegar a 70 graus.