America Projetos Complementares

Automação

Automação Residencial:
Além do conforto de poder acionar ou desligar iluminação áudio e vídeo e controlar persianas à distância, aumenta a segurança e também a economia de energia.
Com a integração de sistemas de interfone e câmeras, o limite para automação é a imaginação (e o bolso).


Quero apresentar a forma de automação com fio. Esta forma de automação não exige os interruptores eletrônicos que são caros e pouco confiáveis.
A automação com fio não perde a conexão, não precisa de reset etc...

O único detalhe é que a instalação deve ser feita durante a obra, não sendo possível fazer após a obra concluída.

Porém podemos usar os pulsadores (aqueles usados para botão de campainha) eles não têm ligação direta com as luminárias, a função de cada tecla é definida pela central de automação. Por exemplo uma das teclas do quarto do casal, pode ser usada para apagar todas as luminárias que estiverem acesas no closet, WC e quarto.

A função de cada tecla pode ser mudada de forma simples (intuitiva) através de qualquer smartphone, tablet ou notebook, até mesmo fora da residência, através da internet.

Podemos ter uma tecla próximo à cabeceira que desligue qualquer luminária que esteja ligada na residência. Podemos ter outra tecla com esta mesma função próximo à porta da sala, assim quando sair desliga-se toda a iluminação.

Exemplos de uso da automação:
Imagine ir para o banheiro com o shampoo em uma mão e o condicionador de cabelos na outra. Teria que acender o interruptor com o cotovelo não é?
Com automação podemos colocar um sensor de presença que acenderá a luminária a e manterá acesa até que a tecla próximo à porta seja clicada.


Outro uso seria estar no home cinema e quando faltar uns cinco minutos para acabar o filme, pegar o celular e ligar o condicionador de ar do quarto, assim quando chegar lá, o quarto já vai estar geladinho!!!